Send As SMS
samMais sobre seu guia nativo:

1.6.07

Hit Parede



Quantos tipos diferentes de mídias já passaram pela sua frente? Desde minha infância gravadores de rolo, cartuchos de game, LPs, fitas cassete, discos flexíveis, vídeo cassete, discos rígidos de 3 e 1/4 , vídeos laser, zip e jazz drives, CDs, DVDs, minidiscs, MP3s, MP4s, MP5s, MP6s…tudo isso é apenas uma lista mental, muito menor que a real quantidade de formatos armazenadores de informação criados nas últimas 3 décadas.


Uma frase me marcou no filme “Peggy Sue” , de Francis Ford Coppola. A personagem principal, vinda de nossa época, voltava no tempo para os anos 50. Em determinado momento tentava explicar como seria a vida meio século adiante - tudo ficaria menor com a evolução da tecnologia, exceto os rádios portáteis, os únicos cada vez maiores.

De fato, existem mega caixas de som para minúsculos Ipods que dão um aspecto muito mais cool para estes chaveirinhos.

Na época dos discos de vinil, capas de papelão tinham mais visibilidade pelo seu tamanho, que eram por muitos utilizada como displays de mesa de centro, exibindo o status de seus estilos musicais. Algumas pessoas ainda adoram esta arte perdida de ornamentação de salas.

Devido à quantidade de LPs produzidos por pelo menos 40 anos, temos uma riquíssima matéria-prima para brincar, como os disquinhos infantis .

Pensando bem, acho que eram tão ou mais divertidos que as historietas que vinham dentro deles, pois tinham cores translúcidas das mais variadas…então picture discs com fotos estampadas e cortes irregulares… Até mesmo os discos regulares tinham elementos divertidos.

No infinito universo de reciclagem das bolachas de vinil, falaremos particularmente de um pequeno grande disco, o EP. Este, que ficou mais conhecido como single na era do CD comportava apenas 1 ou 2 músicas HIT de cada lado, às vezes nem isso, mas não dava para separar o lado A do lado B, se fosse uma banda de somente um hit tínhamos que levar as músicas toscas no mesmo pacote.

Muitos destes discos tinham um buraco gigante no meio e para tocar na vitrola precisavam de uma peça de adaptação. Qual o tamanho do buraco? O ilustrador Fido Nesti te responderia que é a circunferência exata de um plugue de tomada encontrado nas paredes de todo Brasil. Possivelmente...

Sim, nem todos os plugues são iguais, mas 85% das casas tem aquela tomada de plástico leitoso ligeiramente esverdeado com um espelho (a parte que esconde a fiação na parede) no tom cinza clarinho. Acho que a fábrica destes plugues e interruptores teve algum monopólio no Brasil por mais de 20 anos, pois quase não existiam opções neste mercado.

Enfim... Já falei que Fido Nesti percebeu esta magnífica coincidência industrial aonde um disquinho EP encaixava perfeitamente no plugue das tomadas de sua casa. O que ele fez então? O que qualquer pessoa sensata faria - customizou todas as tomadas de sua casa criando espelhos de disco, dando um belo beijo de adeus aos seus tradicionais espelhos cinza e sem graça.

E a pergunta é: quanto vale o show? Muito em satisfação e quase nada em custo ou mão de obra. Há 2 pontos a se pensar:

1 - Estes disquinhos são obsoletos e custam uma mixaria em sebos de discos.

2 - Se você ouve disquinhos e discorda que eles são obsoletos tem sempre um que vai ser musicalmente obsoleto, e este também custa uma mixaria em sebos de discos.

3 - Mesmo se você ouve disquinhos e discorda que eles são obsoletos, tem sempre um que vai ser musicalmente obsoleto, e este também custa uma mixaria em sebos de discos.

Mas mesmo obsoletos, como espelhos de tomada eles ainda são o auge da novidade. E usando pela 1a vez o título deste texto, acrescento que se consagrarão finalmente como um Hit Parede!

São tão fáceis de montar que você vai ser tirado de preguiçoso:

FIGURA " A "

Retire o espelho da tomada com uma chave de fenda.

FIGURA " B "

Nas hastes de suporte da tomada aplique fita dupla-face, uma de cada lado.

FIGURA " C "

Sobreponha o disco na tomada, fixando-o na parede na área com dupla-face.

Não esqueça que existem muitos títulos de discos divertidos que darão ainda mais detalhes a customização do seu lar. O universo do reaproveitamento dos LPs é gigantesco, este é somente um aquecimento para sua criatividade.

Esta dica veio da identidade secreta do decorador Fido Nesti. Sua verdadeira identidade, a de ilustrador, você pode acompanhar o seu trabalho pelo blog, o ilustríssimo.

Cola lá que é legal!

Coronel Von Lehmann

Marcadores:

 

Powered by Blogger