Send As SMS
samMais sobre seu guia nativo:

8.12.06

Ora bolas!!!



Um momento de luz...

Alguém já viu alguma vez, nesses filmes tropicais ou em bares estilo havaiano umas bolas de vidro coloridas penduradas do teto por uma rede? Alguém? Tem um cara lá no fundo dizendo que sim e fazendo dizendo que é style pacas!

Pois é crianças, concordo com ele. Por isso hoje na nossa aulinha de artes do Coronel Von Lehmann vamos aprender porque é tão necessário você ter uma destas em casa. Quando falamos em motivos para se montar sua própria luminária 2 argumentos vem imediatamente a minha cabeça:

1 – Porque sim.


2 – E por que não?


Enfim, porque se penduravam estas bolas pra começo de conversa? – Perguntou o enigmático homem do tapa-olho da segunda fileira.

A história é simples, originariamente essas bolas de vidro, sopradas uma a uma de forma artesanal eram utilizadas como bóias de flutuação para redes de pesca.

São as mães dos flutuadores convencionais atualmente produzidos de plástico, que não tem charme, são bobos e chatos.

A variedade de cores e tamanhos era incrível, porém logo percebeu se que bolas transparentes boiando na água poderiam causar acidentes náuticos igualmente incríveis. Explicados os fatos nossos tecnologicamente ultrapassados objetos do desejo foram renegados exclusivamente ao vasto território da decoração.

Quer brincar com as bolas?

Pendurar elas no teto para que todos possam ver?

Infelizmente estes flutuadores do passado não são fáceis de achar, e quando achados em antiquários custam um braço e uma perna. Resumindo, é caro. Mas simular o antigo pode ser tão divertido quanto fazer a caça ao tesouro, com uma relevante diferença no preço. Voltemos a um passado não muito remoto onde muitas lâmpadas de banheiro eram recobertas por um globinho leitoso e redondinho que com o tempo ficava cheio de cadáveres de mosquitinhos no fundo, deixando uma visão de milhões de pontos pretos ao se olhar para cima.

Agora que eu falei uma coisa nojenta você lembrou? Incrível como funciona nossa mente. Padrões de higiene à parte agora que fiz você lembrar vou te contar um segredo: Estes são baratinhos e fáceis de brincar, muitos são de plástico e super maleáveis. Aliás, se você não for um porco imundo também não vai ficar cheio de formiga no fundo daquele jeito.

MATERIAL - 3 globinhos de plástico para luz de banheiro, 1 meia arrastão grossa, 1 elástico largo, fios elétricos de tamanhos variados, 3 soquetes com lâmpadas coloridas e um conector.

Enfim, comprei 3 globinhos e furei com um prego quente 4 pontos eqüidistantes do bocal, podendo assim passar um fio e deixa-lo com uma aparência de pára-quedas invertido.

VER FIGURA " A "

Para dar o glamour de um flutuador comprei uma meia arrastão e coloquei nas bolas.

Quero lembrar que qualquer piada neste momento já passou pela minha cabeça e não será original.

Como o globinho não é um circulo completo (tem a saliência do bocal para encaixar no teto) eu revesti a parte de cima com um elástico grosso, fazendo como uma gola rolê na área de encaixe.

VER FIGURA " B "

Vualá ! Estava pronta a farsa, só faltava fazer funcionar. Para isso fui a uma loja de equipamentos elétricos e criei a parte física e funcional da luminária. Você pode comprar varias bases de teto com 3 furos, no meu caso fui mais na raça e montei minha própria com uma lata de filme super 8 furada em 3 pontos espaçados, coloquei os cabos elétricos saindo cada um em uma altura e soquetes ao fim.

VER FIGURA " C "

Como ele fez as ligações?

Olha, esta parte é sempre uma boa desculpa para você fazer amizade com o cara da loja de artigos elétricos da esquina, pois ele vai te ensinar melhor do que eu e você nunca esquecerá. É bobo o suficiente para ele ter prazer em te ensinar, de todo modo deixei um diagrama básico com as fotos.

Só falta vestir os ditos pára-quedas nos cabos elétricos, deixando que estes orbitem o soquete, na verdade a lâmpada deve ficar exatamente no meio do globo, como aconteceria no próprio teto ao prender de forma convencional. A diferença é que ao invés de ter uma rosca para prender deve-se colocar o fio na altura certa do cabo elétrico e fixá-lo com fita isolante.

Este não é mais um globinho de banheiro, portanto não o trate como tal, escolha lâmpadas coloridas de 15 watts, pois as 3 darão um ar lounge e confortável no ambiente. Tenha preferência por cores quentes, pois as frias não se propagam muito.

Bem, é um percurso simples o bastante para você poder variar e fazer seu próprios experimentos de tentativa e erro, customizando como achar melhor. Se ao fim de sua aventura você quiser me escrever mostrando como ficaram suas bolas, só pense que eu previ qualquer piada ao confeccionar este texto.

Vai ter que caprichar muito mesmo.

E BOLA PRA FRENTE!


PS - Achei este link muito legal no TIKI FORUM com um catálogo de 1972 de uma importante empresa de decoração polinésia chamada Oceanic Arts, boa fonte de inspiração para outros experimentos com lâmpadas tropicais.

Coronel Von Lehmann

Marcadores:

 

Powered by Blogger