Send As SMS
samMais sobre seu guia nativo:

28.4.07

Dicas de plantas do Dr. Arruda



Gosto muito de plantas, mas admito que não converso com elas o tempo todo, apenas digo o estritamente necessário.

Às vezes me desculpo também, por minha displicência. Cachorros e gatos já teriam me virado a cara, tendo mais gratidão à uma goteira como forma de conseguir água para sobreviver. Uma vez estranhei meu Pequinês estar latindo para a torneira do tanque até que descobri que sua vasilha estava vazia.

Já fiz o contrário também, afoguei um cactos por excesso de bondade. Achei que uma colher de sopa seria muito pouco e servi uma quantidade generosa de água. Realmente de boas intenções o inferno está cheio.

Timing para alimentar uma planta é fundamental, mas devia existir algum truque tecnológico para preservarmos o verde de nossos lares.

Existe o truque de fincar uma garrafa cheia de água na terra, mas já ouvi casos em que a água não desceu por alguma tecnicidade do gênero.

Ao contrário dos minerais, tanto animais quanto vegetais ficam desidratados sem água. Até mesmo o leite fica desidratado, mas esta é uma opção comercial que não vem ao caso.

Uma pessoa sem água no organismo precisa de uma aplicação de soro urgente. Mas, ao contrário dos humanos podemos usar o processo do soro nos vegetais também como uma medida preventiva.

Este fato nos leva à outra dica do já citado especialista em plantas, designer e colaborador do Reino em matérias anteriores, Clóvis Arruda - que um dia escreverá um texto para o Reino quando achar uma pausa de seu universo atribulado. Mesmo assim, o Dr. Arruda conseguiu enviar as instruções para um alimentador de plantas com um dosador de soro para suas amigas sedentas.

Sim, você ainda terá que colocar água, mas com menos regularidade. Sua querida plantinha vai receber doses homeopáticas e constantes de alimento para uma vida saudável.

Criemos então um alimentador de plantas, para variar, em 3 passos simples:

FIGURA " A "

Pegue uma garrafa PET limpa e faça um furo (não muito grande) em sua tampa usando um saca-rolhas. Pegue Regulador para soro (vendido nas farmácias) e encaixe o seu conta-gotas na tampa da garrafa.

FIGURA " B "

Encha a garrafa de água e encaixe a tampa com o conta-gotas, paralelamente pegue uma sacola de supermercado e com uma tesoura corte um pequeno pedaço do fundo.

FIGURA " C "

Vista a garrafa com a sacola plástica colocando a boca da garrafa para fora do buraco recém cortado. Tenha certeza que toda a fiação do dosador também ficou para fora. Pegue a sacola pelas alças deixando a garrafa de cabeça para baixo. Basta agora pendura-la em algum ponto acima de sua planta e regular o dosador para o mínimo de água possível.

Agora, se mesmo aguando direito suas plantas elas estiverem morrendo, talvez seu problema não seja apenas a falta de dedo verde. As vezes o lugar certo na hora certa é o ponto a se pensar. Seu lar é seco? Quente? Escuro? Cheira a peixe?

Saiba que cada planta, assim como cada lar, tem uma característica própria. Combinar estes elementos dos dois pode ser a diferença entre a vida e a morte. Assim o Doutor prescreveu uma pequena lista de super plantas que com certeza sobreviverão a você. Por variações de nomes destas plantas foram mantidos os nomes científicos, assim cabe a você e a Dona Web descobrirem como sua plantinha se chama na região que você mora, vamos lá?

- Qualquer membro da família dos cactus
(Sem alimentador neste caso, seja mão-de-vaca com a água)

- Sansevieria trifasciata
(no Brasil inteiro chamada de Lança ou Espada-de-são-jorge)

- Fícus Benjamina

- Dracaena Arbórea

- Raphis Humilis

Precisando dos serviços de Clóvis Arruda escreva para o e-mail terra@vista.com.br lembrando que ele é Doutor apenas meio período e Designer/Cientista Louco em tempo integral.

Querendo se aprofundar no universo das plantas? O próximo passo então é saber mais sobre a floresta das 1001 plantas sagradas.

Se você esqueceu de alimentar sua planta esta semana, sirva uma dose de água para sua colega ainda hoje.

Salute!

Coronel Von Lehmann

Marcadores:

 

Powered by Blogger