Send As SMS
samMais sobre seu guia nativo:

8.7.07

Deuses Urbanos


Há muito tempo atrás, em um reino encantado chamado Rio de Janeiro existia um mistério...

O Coronel Von Lehmann resolveu escrever, por recomendação da já colaboradora Joana Coelho (dona da caricatura no artigo Pensamentos Profundos) para um rapaz que se envolvia com todo tipo de produções criativas e comunicativas.

Seu nome era Eduardo Filipe, já havia se envolvido com teatro, cinema, TV, jornalismo, artes visuais...realmente um coquetel colorido de áreas. Mas na visão do Coronel o verdadeiro guarda-chuva em cima do drinque era seu intrigante projeto de Deuses Urbanos, no qual Joana havia mostrado algumas fotos.

Mas somente isto.

Tudo estava cercado em uma névoa de obscuridade e Von Lehmann ficou aguardando uma solução para este enigma. Até que em certa sexta-feira uma luz apareceu em sua caixa postal como a resposta de um oráculo em épocas remotas.

Segue o incrível relato narrado no e-mail sagrado enviado pelo Sr.Filipe, que publicarei na integra com o marco de inovação de ser o 1º artigo do Reino com vídeo incluso:


Salve Coronel!

Antes de tudo queria te pedir mil perdões pelo atraso na resposta. Andei deveras enrolado nos últimos meses... Revista Argumento, projeto da Cow Parade, uma abertura para um programa de TV, uma HQ para revista Piauí, exposição de 100 anos da Dercy Gonçalves e ainda o meu livro (estou fazendo uma Graphic Novel).

Acho que ontem foi o 1º dia que consegui não fazer nada.

Adorei seu site, muito style! Reino Selvagem rules!

Inclusive, a última abertura de programa de TV que fiz e a minha versão da vaquinha da Cow Parade são de tikis! Quero te mostrar estes projetos também mas estou atrasado com a atualização do meu site/blog...

Sobre o meu trabalho de intervenção urbana...

Tenho grafitado tikis pela cidade maravilhosa, não chamo só de tikis, são híbridos multiculturais:

Carrancas, Totens, Máscaras etc... Uma vez dei uma entrevista e a jornalista nem sabia o que era um tiki! E quando a gente encontra quem saca, parece que é da família, outras afinidades vão aparecendo...

A vocação tropical e a arquitetura urbana do Rio, ajudaram bastante...

Aqui diferente daí de São Paulo, temos nas ruas, uns mini obeliscos chamados carinhosamente de "Gelo Baiano" ou "Fradin", que servem para não permitir que estacionem carros na calçada (ou passeio).

Voltando ao conceito, a minha idéia é trazer o sagrado primitivo para o cenário contemporâneo. Os meus "Novos Deuses" na realidade talvez sejam os Deuses mais antigos da humanidade...

Mas ao mesmo tempo eles são superpop e atuais.

Deus existe? Existem Deuses e Deusas? Que cara eles têm? Pra quem? Deus criou o Homem ou o Homem que criou os Deuses? Deus é uma coisa? Ou as coisas contém Deus?

Os meus ídolos urbanos são a manifestação dos antigos deuses reencarnados ou "reempedrados" no concreto das grandes cidades com estas questões incutidas.

Voltaram na forma de tikis urbanos para reclamar seu lugar de direito no panteão mitológico contemporâneo.

Eles estão entre nós exigindo sacrifícios e celebrações!

Simbolizando a ira, a compaixão, a fertilidade nas suas formas fálicas e também lembrando aos meros humanos que vagam pela cidade que ainda há mistério no mundo...

Ver esse enfrentamento do público com os ídolos é muito interessante. As reações são as mais diversas possíveis... Tem gente que acha que é macumba (de certa forma até é), tem aqueles que pensam que é mera decoração carnavalesca (de certa forma até é)....Às vezes, por fetiche ou vaidade mesmo, retorno aos locais onde ergui um totem e fico vendo as reações dos transeuntes (que palavra horrível)...Tenho a impressão que a maioria gosta...Os meus tikis tem muito humor, isso acaba entretendo as pessoas...



Tenho a intenção de disseminar o culto em outras cidades também! San Paluk is the next!

Coronel, mais uma vez eu peço desculpa por minha negligência, os Deuses hão de me punir severamente por isso!

Aloha!

krig Ha bandolô!

Abraxas!


Eduardo Filipe, o Sama

www.eduardofilipe.com

Marcadores:

 

Powered by Blogger